A Fisioterapeuta Thaiane Soares, licenciada pela Universidade Braz Cubas (São Paulo, Brasil, 2015), com formação em Cuidados Intensivos Neonatal e Pediátrico (2016) e Pós-Graduada em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor (2020). Possui cédula profissional portuguesa e presta serviços de Fisioterapia Infantil ao domicílio no concelho de Lisboa e zonas circundantes, a cumprir com todas as medidas de segurança implantadas pela DGS e OMS. Na sua página (@thaisoaresr) podem encontrar conteúdos específicos sobre a saúde geral do bebé, da criança e do adolescente.
Já lhe dou a resposta: Verdade!
E vou lhe explicar o porquê!
As infecções respiratórias são as principais causas de doença pediátrica em crianças com idade pré-escolar. O procedimento preventivo de lavagem nasal é essencial e deve ser feito diariamente, independente da estação do ano, a contribuir na hidratação nasal e prevenção de diversas doenças das vias respiratórias.
Brevemente, é por meio dos cílios microscópicos presentes no nariz que há, dentre outras funções, a filtragem das impurezas, a impedir que sejam absorvidas pelo organismo. Durante o dia, a poluição, os vírus e as bactérias diminuem a ação de filtragem desses cílios, o qual perde sua fluidez e acumula secreções que sensibilizam o sistema respiratório. A lavagem nasal serve justamente para proteger, remover o muco e as secreções e manter a funcionalidade dos cílios do nariz.
Percebe a importância dos cuidados preventivos e de tratamento em todas as estações do ano? Cada estação possui suas características e apesar dos sintomas serem parecidos em todas, as causas são diferentes.
Outono e Inverno: Nas estações mais frias, o hábito de permanecermos mais tempo em locais fechados, com a mesma circulação de ar por tempo extendido, propaga os vírus com mais facilidade. Os resultados todos sabemos: gripes, constipações, pneumonias e bronquiolites, por exemplo.
Primavera e Verão: O aumento das temperaturas nas estações mais esperadas do ano aumenta a incidência das crises alérgicas, principalmente devido a poeira e aos pólenes das flores. Sendo assim, é comum os casos de bronquites, sinusites e asma, por exemplo. Além disso, no verão há também o aumento na quantidade de fungos e ácaros no ambiente, potencializando as alergias da mesma forma.
A lavagem com soro fisiológico 0,9% é simples, rápida, eficaz e segura para eliminar as secreções e microrganismos que ficam parados nos cílios nasais e podem causar doenças respiratórias. Quando realizada, pelo menos, duas vezes ao dia, manhã e noite, diminui em até 60% a utilização de fármacos e as chances de crises alérgicas.
Concorda que toda a gente deve se preocupar com a higiene bucal? Pois. Com a higiene nasal não é o contrário. Cuidar da higiene nasal durante todo o ano traz benefícios e protege a saúde.
O que acha de tornar a higiene nasal um hábito?
Autor: Thaiane Soares-911 781821
@thaisoaresr
ft.thaianesoares@outlook.com
Centro Terapêutico Eloísa Silva (Montijo, Setúbal)
Love4kids (Restelo, Lisboa)